Filmes exibidos na primeira noite da Mostra Competitiva debatem temas atuais

O público acompanhou quatro curtas-metragens; Filmes exibidos a cada noite podem ser escolhidos pelo aplicativo do evento

Texto de Kebson Candido 

Foto: Hygor Peixoto

A primeira noite de exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva do Circuito Penedo de Cinema, que aconteceu na última terça-feira (27), apresentou ao público produções cinematográficas de várias regiões do país. Os expectadores presentes na tenda conferiu os filmes Seja Bem-Vindo!, Mãe?, Impermeável Pavio Curto e À Espera. Público pode votar nas produções logo após o momento de exibições, por meio do aplicativo para usuários do sistema android.

Os filmes que concorreram na primeira noite da Mostra Competitiva abordaram temáticas como, machismo e educação familiar, empoderamento feminino, gravidez na adolescência, além de pobreza e evasão escolar.

O coordenador do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, ressaltou a importância da participação do público na escolha dos filmes da Mostra Competitiva, utilizando o aplicativo do evento. “Os filmes apresentam a cada ano uma qualidade excepcional e isso era esperado com o aumento de inscrições e a tendência é que a seleção se torne cada vez mais difícil. São filmes que tratam com esmêro na produção sobre temáticas importantes para a reflexão”,analisou.

Realizadores dos filmes recebem Troféu de Participação do Circuito Penedo de Cinema 2018 (Foto: Hygor Peixoto)

Higor Gomes, de Belo Horizonte e diretor do filme Impermeável Pavio Curto falou sobre a exibição do filme que dirigiu em um evento que fomenta o fortalecimento do cinema independente. “Como universitários, carecemos de vários festivais de filmes que abordam temáticas como essas e ainda mais por estarmos em um cenário que não sabemos os caminhos a seguir, então esses espaços ajudam muito como realizadores e cineastas”, comentou o diretor.

Para Jéssica Rocha, que é moradora de Penedo e acompanhou atentamente os filmes exibidos na noite, comentou sobre a experiência de participar do evento como espectadora. “Achei bem interessante pelos temas que foram apresentados para o público e para que a gente conheça outras possibilidades que fogem do nosso cotidiano”, disse Jéssica.

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *