Mostra Sururu desembarca em Penedo com produções alagoanas

Objetivo é trazer ao público os filmes produzidos no cenário local

O circuito Penedo de Cinema exibiu nesta quarta-feira (28) uma prévia das produções selecionadas para a Mostra Sururu de Cinema Alagoano. O público conferiu os curtas-metragens ‘A Noite Estava Fria’, ‘Furna dos Negros’ e ‘Trem Baiano’. O objetivo da Mostra é fortalecer o cinema independente local e promover a relação entre realizadores, produtores, diretores e público em geral com o que é produzido em outras regiões do país.

Maysa Reis e Claudemir Silva (Foto: Hygor Peixoto)

Para a representante da produção da Mostra Sururu, Maysa Reis, o momento proporciona a interação aos participantes do evento, destacando, ainda a oportunidade da criação de redes de produções cinematográficas. “O Circuito Penedo é o que traz a visibilidade dos produtores de outros estados para Alagoas e a Mostra Sururu fomenta a produção local, e podemos dizer que a Mostra Sururu revela a cadeia de produção de cinema em evento nacional como o Circuito. Essa relação entre os dois eventos é um incentivo para os realizadores produzir”, comentou.

Citando o crescimento do setor audiovisual no Brasil, o realizador do curta-metragem ‘Trem Baiano’, Claudemir Silva, falou sobre os desafios para os realizadores do cinema independente. “Sempre se pode produzir, principalmente se a gente considerar o aumento das produções do cenário audiovisual do cinema independente e temos um público que só cresce em Alagoas e que cada vez acompanha [as produções]”, avaliou.

Com a parceria entre o Circuito e a Mostra Sururu, o público presente na Sala de Exibições, em Penedo (AL), teve a oportunidade de conhecer os filmes produzidos em 2017 e 2018.

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *