CURADORIA

Em festivais ou exposições de filmes é necessário que a exibição passe por um processo de curadoria. Conheça os profissionais que selecionaram os filmes que serão exibidos dentro do Circuito Penedo de Cinema.

 

10º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo


 

Marcos Sampaio
Formado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas, tem pós-graduação em Gestão Cultural pela Fundação Joaquim Nabuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua como Diretor de Políticas Culturais da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió e também é Diretor de Programação do Centro Cultural Arte Pajuçara.

 

 

Tairone Feitosa
Com mais de 50 anos de carreira, tem uma respeitada atuação como roteirista no segmento audiovisual. É dele a autoria dos roteiros de filmes como O Homem da Capa Preta [dir.: Sérgio Rezende], Luzia-Homem [dir.: Fábio Barreto], Ele, o Boto [dir.: Walter Lima Jr.], O Veneno da Madrugada [adaptação de Gabriel Garcia Márquez; dir.: Ruy Guerra], A Dança dos Bonecos [dir.: Helvécio Ratton], dentre outros.

 

 

Vera Rocha
Atua em produção de audiovisual desde 1998. Dentre trabalhos como produtora, destacam-se o curta-metragem autoral A Risonha Morte de Tião das Vacas, de Pedro da Rocha, selecionado para 9ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), e o longa-metragem Olhar de Nise, dirigido por Jorge Oliveira. Em 2014, estreou como diretora com o documentário Mamãe Yes! e com o projeto Relicário de Zumba, contemplado pelo 3º edital Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas.

 

 

7º Festival de Cinema Universitário de Alagoas


 

Alberto Casagrande
Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne) da Paraíba e em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada Hélio Afonso (Facha) do Rio de Janeiro. Tem especialização em Fotografia de Cinema e Vídeo pela Escola Internacional de Cinema e TV em Santo Antonio de Los Bânos, em Cuba.

 

 

Ana Flávia Ferraz

Jornalista, documentarista e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolve pesquisa na área do audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, tragicidade e distopia no cinema; cinema e estudos interartes; teatro, cinema e intermidialidade.

 

 

Yanara Galvão
 Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador, trabalhou na Programadora Brasil, projeto do Ministério da Cultura de difusão do cinema nacional para circuitos não comerciais entre 2006 e 2007 com pesquisa e produção de textos sobre o cinema brasileiro. É cineclubista, arte-educadora e mestranda em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, pesquisa as práticas estéticas e políticas do audiovisual contemporâneo com ênfase no cinema em Pernambuco.

 

 

4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental


 

Camila Porto
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), doutora em Biotecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-doutora em Biociência Animal pela Federal Rural pernambucana. É professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2015 e pesquisa temáticas como enzimologia, microbiologia aplicada, lectinas e aproveitamento de resíduos agroindustriais. Desenvolve atividades de extensionistas no tema Educação e Saúde, que abrange a saúde ambiental.

 

 

Glauber Xavier
Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Alagoas, onde também foi professor substituto entre 2005 e 2006. Foi cofundador e instrutor do Ateliê Sesc de Cinema de 2010 a 2014 e realizou diversos trabalhos audiovisuais em parceria com o Canal Futura de 2010 até 2015. Atualmente é diretor artístico do coletivo Saudáveis Subversivos, onde desenvolve projetos artísticos multilinguagem atuando como Arte Educador, produtor cultural, bailarino, coreógrafo, diretor de cena, performer, artista visual e videomaker.

 

 

Kim Barão

Bacharel Ciências Biológicas e doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo.

 

 

Mostra de Cinema Infantil
(não competitiva)


 

Rosemeire Lima 

Professora da Universidade Federal de Alagoas (Unidade Penedo), formada em Matemática e Ciências da Computação, com mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento, já trabalhou em projetos com surdos e fez parte da Curadoria da Mostra Infantil em 2016. Mãe de duas meninas.

 

 

Joseane dos Santos 

Professora da Universidade Federal de Alagoas, licenciada em Letras/Libras, intérprete de Libras/Língua Portuguesa. Desde 2015 atua no festival na Curadoria Infantil e na Coordenação de Acessibilidade para surdos e cegos.

 

 

Milena Dutra  

Licenciada em Ciências Biológicas, mestre em Botânica e doutora em Geografia. É professora da Ufal/Ecologia Vegetal e Coordenadora de Extensão na UE Penedo. Fez parte da Curadoria da Mostra Infantil em 2016.

 

Marcos Paulo de Oliveira Sobral

É Pedagogo, mestre em Educação. É professor assistente do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/ UE de Penedo. Foi mediador do Projeto Inventar com a Diferença e Direitos Humanos no ano de 2014.

 

Maíra Farias 

Mãe de um menino. Apaixonada pelo “mundo encantado” do universo infantil. Especialista em Assessoria Executiva. Bacharel em Secretariado Executivo. Servidora Técnica da Ufal.