Inclusão: Circuito Penedo de Cinema conta com tradução em libras nas exibições

Tradução simultânea acontece na Sala de Exibições, na Praça 12 de Abril   

Exibir, discutir e incluir. Esses são alguns dos objetivos do trabalho desenvolvido pelos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atuam no Circuito Penedo de Cinema. A tradução é oferecida ao público desde 2015 e é responsável por incluir pessoas que utilizam a língua como forma de comunicação.

Alunos de escolas públicas, participantes e público em geral, que acompanham as  produções da programação da Sala de Exibições conferem todos os detalhes dos filmes a partir da tradução em Libras.

Thiago Santos de Oliveira (Foto: Kamylla Feitosa)

Para Thiago Santos de Oliveira, intérprete de libras do município de Penedo e que atua no evento desde 2016, abordou a importância da inclusão para os expectadores do evento. “Temos que fazer um estudo antes da exibição de todos os filmes, do roteiro, pois precisamos transmitir ao público tudo que acontece na tela. A comunidade surda aprecia essa inovação do Circuito e todos os anos eles participam do evento que tem inclusão, por meio da atuação do intérprete de libras”, avaliou.

Clézia Dionízio (Foto: Jônatas Medeiros)

Clézia Dionízio, que é intérprete de libras e estudante da pós-graduação em Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), chamou a atenção para a expansão dos campos de atuação profissional, para além do ambiente escolar e religioso, que na sua opinião são as possibilidades mais frequentes no mercado para o tradutor de libras. “Entendo que cada vez mais teremos possibilidades, principalmente após a oficialização de Libras [Língua Brasileira de Sinais] como língua, com a Lei de Libras, de 2002, foi iniciada nas instituições educacionais, das redes municipal e estadual, que começaram a ter a presença do intérprete no cinema, em palestras, congressos e a abertura de concursos para tradutores, embora seja necessário que a lei se efetive e algumas carências possam ser sanadas”, pontuou.

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *