Troféus de carrancas são entregues a realizadores no Circuito Penedo de Cinema

Iniciativa destaca que todos os 52 filmes selecionados são considerados vencedores 

Troféu de Participação do Circuito Penedo de Cinema 2018 (Foto: Jônatas Medeiros)

A cerimônia de premiação dos melhores filmes do Circuito Penedo de Cinema será neste domingo (2), mas os representantes de cada produção exibida nas mostras competitivas do evento receberam uma singela homenagem ao longo da semana: um Troféu de Participação.

De acordo com o coordenador geral do Circuito, Sérgio Onofre, o troféu foi idealizado para simbolizar que todos os 52 filmes selecionados já são considerados vencedores pelo evento. “Quase batemos a marca dos 500 filmes inscritos, então eleger mais de 50 bons filmes desse montante já é considerado uma vitória. Temos 52 vencedores”, explicou Onofre.

Artesão Jeorge Santeiro (Foto: Hygor Peixoto)

Com a proposta definida, veio o questionamento sobre como ele seria. Foi aí que surgiu a ideia de o troféu ser em formato de carranca. A escultura de feições animalescas era usada na frente dos barcos para espantar os maus espíritos pelo caminho e hoje é um dos símbolos do Rio São Francisco.

O processo de confecção das carrancas envolve precisão, numa mistura de força e delicadeza a cada ferramenta usada para esculpir madeira. A partir de um bloco de 18 centímetros de cedro – madeira escolhida para o trabalho – o troféu ganhou forma por meio das mãos de Jeorge Santeiro, artesão de Penedo, que desenvolve o ofício há 38 anos.

Por meio do Circuito Penedo, o trabalho do santeiro vai chegar a 52 diferentes cantos do Brasil. “É um prazer saber que pessoas vão levar para suas casas um trabalho meu. Quando perguntarem, vão dizer que são minhas”, comemorou Santeiro.
      
Fotos: Ana Paula Pontes
O Circuito Penedo de Cinema é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ainda é patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo, Sebrae e Fapeal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *